21
out

APLs de TI do Brasil se reúnem

A 3ª RM Vale TI recebeu na manhã desta quinta-feira (20) representantes de dez APLs (Arranjos Produtivos Locais) de Tecnologia da Informação e Comunicação de todo o Brasil. O tema principal do encontro foi definir a pauta para o desenvolvimento do setor para o próximo ano, com a busca de novas políticas de incentivo e ainda a criação de um encontro nacional de APLs.

Participaram do evento os apls  TIC Vale, Fipase, Supera Parque, Apet Sindvel, Itec Araraquara, BH Tec, entre outros. Também estiveram presentes a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, a Softex, a ABDI e o Parque Tecnológico São José dos Campos.

“Acredito que temos que ter mais encontros e feiras como essa, em outros lugares do país. Hoje, o TIC Vale está liderando uma revolução no setor de TI do Brasil, incentivando a busca por certificação, buscando financiamento para pesquisa, desenvolvimento e inovação, focado principalmente em cidades inteligentes”, conta José Natal Moura, coordenador do Itec Araraquara, e presidente da JN Moura Informática, empresa de Araraquara que já possui dez filiais no Brasil e foi uma das expositoras desta edição da RM Vale TI.

Moura destaca ainda que o APL de Araraquara está sendo formado nos moldes do TIC Vale e que o cluster do Parque Tecnológico São José dos Campos tem contribuído significativamente num modelo de negócio para o novo arranjo. “Eu conheci o Parque ano passado, temos desde então trabalhado juntos. Essa parceria resultou além do APL na região de Araraquara, numa possível expansão da Moura para São José. Queremos nos instalar aqui no Parque Tecnológico”, concluiu.

Ao final do encontro, os representantes dos APLs visitaram a feira e conheceram as soluções desenvolvidas pelas empresas da região, expositoras do evento, e também participaram de painéis sobre indústria 4.0 e Smart City, e de uma visita guiada ao Centro de Desenvolvimento em Manufatura Avançada, do Parque Tecnológico.