WANDER STANGE MENCHIK – EMBRAER

Gerente de Cooperações Tecnológicas e Propriedade Intelectual da Embraer

WANDER STANGE MENCHIK – EMBRAER

Gerente de Cooperações Tecnológicas e Propriedade Intelectual da Embraer

Biografia

Gerente de Cooperações Tecnológicas e Propriedade Intelectual da Embraer desde 2009. Ele gerencia todo o processo de gestão de direitos de PI, incluindo divulgação das invenções, obtenção dos Direitos de PI, processo de segredo industrial, gestão do portfólio, monetização e licenciamento.

Além da gestão da PI, Wander é responsável por estabelecer parcerias para o desenvolvimento tecnológico em cooperação com universidades, centros de pesquisa e outras empresas. Hoje a Embraer tem em vigor mais de 100 acordos de cooperação com as principais instituições de tecnologia aeroespacial no Brasil e no exterior.

Representa a Embraer em algumas associações de PI no Brasil, como Associação Brasileira da PI (ABPI) e Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e em 2015 Wander foi nomeado presidente do Comitê de Propriedade Intelectual da Câmara de Comércio Internacional no Brasil (ICC Brasil).

Começou sua carreira na indústria de defesa brasileira na década de 1980 e tem experiência acumulada de mais de 35 anos em treinamento, vendas e marketing, negociação de contratos e gestão de PI, trabalhando para empresas globais nos setores de defesa, aeroespacial e de petróleo e gás. Formou-se em engenharia elétrica e tem MBA em marketing.

Todas palestras WANDER STANGE MENCHIK – EMBRAER