1 de junho de 2021

Big Data para medir retorno de investimento

A gestão de dados é fundamental em todos os processos de transformação digital e as empresas sabem que é preciso não somente coletar os dados mas também medir o desempenho do retorno de investimento em dados para expandir o campo de visão com informações estratégicas.

O RM VALE TI Talk sobre Big Data teve participação de especialistas no tema para mostrar como o processo de obtenção, tratamento e análise de grandes conjuntos de dados tem ajudado os empresários em diversas frentes, como na redução do ciclo de vendas e no aumento do ticket médio.

Daniel Furlanetto, arquiteto de soluções da Datainfo, explicou que Big Data não é apenas um volume alto de dados. Os dados precisam ser trabalhados, produzidos em alta velocidade e ter origens variadas. Os processos de inteligência estão incorporando o big data em suas atividades para atingirem resultados mais assertivos. Por exemplo, uma montadora pode considerar as informações coletadas para ajudar a definir o próximo modelo de carro a ser lançado, bem como seu público-alvo e sua praça de atuação.

Anderson Leite, gerente de negócios e solução da INEX, destacou que um grande desafio das equipes é entender se o investimento em Big Data está trazendo retorno financeiro. Para ajudar a superar este problema, apresentou o Return on Data Investment, mais conhecido como RoDI. Essa métrica é parecida com o Return on Investment (ROI), mas considera apenas os valores ligados ao Big Data. Veja um exemplo de investimento de R$ 50 mil e ganho de R$ 60 mil:


RoDI = (60.000-50.000) / 50.000 = 0,2


Para o investimento ser efetivo, o resultado deve ser sempre maior que 0.

Assista ao Talk na íntegra.

A jornada continua

A maratona de aquecimento ainda tem mais dois Talks. Faça a sua inscrição e garanta a sua participação.

  • 8 de junho: Cultura de inovação – hábitos e valores da empresa para otimizar resultados
  • 15 de junho: Agricultura conectada por meio de IoT

Acesse a RM VALE TI 2021