Cidades inteligentes: uso de dados e tecnologia em benefício da sociedade

Com o avanço tecnológico, as cidades ganharam um aliado, permitindo que possam se desenvolver economicamente e ainda assim aumentar a qualidade de vida dos moradores.

Este é o conceito das smart cities ou cidades inteligentes, em que a gestão é otimizada a partir do uso de dados e tecnologia para a tomada de decisão em benefício da sociedade.

De acordo com o estudo “Smart Cities: Digital Solutions For a More Livable Future”, realizado pela Mckinsey Global Institute, as cidades inteligentes podem reduzir em até 40% a taxa de crimes ou mesmo economizar de 25 a 80 litros de água per capita diariamente.

Diversas cidades estão implementando iniciativas inteligentes para solucionar os problemas urbanos. Beijing, na China, está utilizando inteligência artificial e machine learning para detectar fontes de poluição do ar. No primeiro ano, o projeto contribuiu para diminuir em 20% o índice de poluição do ar. Já a cidade de Songdo, na Coreia do Sul, realiza uma gestão inteligente do lixo doméstico: os resíduos são sugados diretamente das residências e transportados através de uma rede de canos que os levam diretamente para os centros de processamento, onde é realizada a triagem e tratamento. A capital da Rússia, Moscou, utiliza dados, em tempo real, para melhorar o tráfego de veículos, que havia atingido sua capacidade.

Conheça outras possibilidades de soluções para cidades inteligentes:

Água: rastreamento do consumo de água, detecção e controle de vazamentos e monitoramento da qualidade da água;

Energia: automação e rastreamento do consumo de energia doméstica, iluminação pública inteligente e preços dinâmicos da eletricidade;

Mobilidade: transporte público em tempo real, manutenção preditiva da infraestrutura de transporte, semáforos e estacionamentos inteligente;

Saúde: monitoramento remoto de pacientes, informações sobre a qualidade do ar em tempo real, vigilância de doenças infecciosas e alertas de primeiros socorros;

Segurança: policiamento preditivo, mapeamento de crimes em tempo real, detecção de tiros e aviso prévio de desastre.

Na 7ª RM VALE TI você terá a oportunidade de conhecer de perto as tendências tecnológicas para as cidades inteligentes. Venha participar.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email