Com o avanço tecnológico, as cidades ganharam um aliado, permitindo que possam se desenvolver economicamente e ainda assim aumentar a qualidade de vida dos moradores.
Este é o conceito das smart cities ou cidades inteligentes, em que a gestão é otimizada a partir do uso de dados e tecnologia para a tomada de decisão em benefício da sociedade.
De acordo com o estudo “Smart Cities: Digital Solutions For a More Livable Future”, realizado pela Mckinsey Global Institute, as cidades inteligentes podem reduzir em até 40% a taxa de crimes ou mesmo economizar de 25 a 80 litros de água per capita diariamente.
Diversas cidades estão implementando iniciativas inteligentes para solucionar os problemas urbanos. Beijing, na China, está utilizando inteligência artificial e machine learning para detectar fontes de poluição do ar. No primeiro ano, o projeto contribuiu para diminuir em 20% o índice de poluição do ar. Já a cidade de Songdo, na Coreia do Sul, realiza uma gestão inteligente do lixo doméstico: os resíduos são sugados diretamente das residências e transportados através de uma rede de canos que os levam diretamente para os centros de processamento, onde é realizada a triagem e tratamento. A capital da Rússia, Moscou, utiliza dados, em tempo real, para melhorar o tráfego de veículos, que havia atingido sua capacidade.
Conheça outras possibilidades de soluções para cidades inteligentes:
Água: rastreamento do consumo de água, detecção e controle de vazamentos e monitoramento da qualidade da água;
Energia: automação e rastreamento do consumo de energia doméstica, iluminação pública inteligente e preços dinâmicos da eletricidade;
Mobilidade: transporte público em tempo real, manutenção preditiva da infraestrutura de transporte, semáforos e estacionamentos inteligente;
Saúde: monitoramento remoto de pacientes, informações sobre a qualidade do ar em tempo real, vigilância de doenças infecciosas e alertas de primeiros socorros;
Segurança: policiamento preditivo, mapeamento de crimes em tempo real, detecção de tiros e aviso prévio de desastre.
Na 7ª RM VALE TI você terá a oportunidade de conhecer de perto as tendências tecnológicas para as cidades inteligentes. Venha participar.