Como colocar a transformação digital em prática dentro das organizações?

Como colocar a transformação digital em prática dentro das organizações?

O que as empresas devem fazer para conseguir se conectar com um mundo onde 4 bilhões de pessoas estão online? Confira algumas dicas para o sucesso da transformação digital no seu negócio.

Constante evolução

No mundo atual não é mais possível definir completamente que produtos ou serviços a empresa estará oferecendo nos próximos anos. A transformação digital vem das pessoas, de um movimento sócio-tecnológico. Hábitos e costumes estão em constante mudança e as empresas, sejam elas grandes companhias, startups, qualquer mercadinho, petshop ou o barzinho da esquina, precisam estar atentos a esse movimento que é cada vez mais veloz.

Time de pensadores

Inovação exige pessoas com pensamentos divergentes, com o mindset correto. Elas trarão perspectivas completamente diferentes para a empresa. Busque sócios e funcionários com essas características.

Laboratório de inovação 

Libere a criatividade e, para isso, não é preciso grandes investimentos. Use o laboratório para testar pequenos projetos, que demandem investimentos menores e possam ser testados no curso prazo, como fazem as startups.

Comunidades de experimentadores

Crie dentro da empresa grupos de pessoas dispostas a testar as novas ideias e dar feedback para a empresa. Assim, seus produtos serão baseados no universo real, ouvindo a opinião dos futuros clientes

Convença o resto da empresa a mudar com você

De acordo com Beth Comstock, atual diretora da Nike e autora de Imagine It Forward: Coragem, Criatividade e o Poder da Mudança, de maneira geral, os times são formados assim: 30% são loucos para mudar o tempo todo; 30% se dispõem a mudar, mas com cautela; e 30% não querem mudar de jeito nenhum. Esse último grupo é o maior desafio do empreendedor. É preciso treinamentos intensos para trazê-los para a nova cultura.

 Dê autonomia

Isso é fundamental, já que transformação digital é mudança completa no fluxo do negócio. É preciso quebrar a hierarquia e dar autonomia para os grupos trabalharem. Assim, o board executivo se vê como investidor de fato e empodera esses grupos para que eles atinjam a melhor performance.

Inclua toda a empresa na discussão

A transformação digital é uma mudança, não só na forma como a empresa enxerga o mercado, mas em como ela opera com base em tecnologia. Não dá para passar por isso sem que todos os colaboradores estejam engajados.  Convide todos para dar sugestões.

Contato

[email protected]
(12) 3878-9553