O mercado demanda cada vez mais que as empresas implementem a cultura de inovação, promovendo a autonomia e o protagonismo de seus colaboradores.
Os desafios que as organizações enfrentam para seguir os novos conceitos da indústria 4.0, criar uma mentalidade voltada à inovação e manter a cultura com os novos modelos de trabalho foram tema do RM Vale TI Talks sobre inovação.
Jair Gustavo Torres, professor de gestão e negócios do Senac São Paulo, destacou a importância das soft skills e mostrou como a pandemia de Covid-19 acelera a busca por profissionais que tenham desenvolvidas estas habilidades. Abordou também o estímulo à inovação dentro das organizações com a Teoria da Mediação, exemplificando que os líderes devem atuar como mediadores para garantir que os colaboradores possam trilhar os caminhos esperados.
Já Ítalo Pinto Rodrigues, analista de qualidade da Omega7 Systems, mostrou que a Cultura de Inovação pode ser encarada como uma mudança de paradigma, impactando diretamente pessoas, tecnologias e processos de uma empresa. Compartilhou a função da visão sistêmica e do aprendizado contínuo, possibilitando ao profissional entender como se relacionar com outras áreas e impulsionar os resultados.
Para encerrar o encontro, Renato Mataitis, engenheiro de vendas da SonicWall, reforçou o papel da segurança no combate de ameaças cibernéticas, especialmente em áreas críticas, como oleodutos e sistemas de controle semafóricos. Sem um plano adequado, os ataques podem acarretar consequências sem precedentes. Internet das Coisas, Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial fornecem os aparatos necessários para garantir segurança aos negócios.
Próximo RM VALE TI TALK
A maratona de aquecimento está terminando. Aproveite e faça a sua inscrição no último Talk, que ocorrerá no dia 15 de junho. Venha saber mais sobre a agricultura conectada por meio de IoT. Faça a sua inscrição.