O papel das Tecnologias Inteligentes na Vida do Cidadão e das Cidades em Época de COVID-19

Dados por satélite, edifícios inteligentes e serviços públicos digitais – soluções com foco no cidadão e que trazem à cidade mais qualidade de vida e economia de diferentes recursos

Dados por satélite, edifícios inteligentes e serviços públicos digitais – soluções com foco no cidadão e que trazem à cidade mais qualidade de vida e economia de diferentes recursos.

Neste primeiro painel da 7ª. Edição do RM Vale TI, os palestrantes mostraram soluções tecnológicas que já estão sendo desenvolvidas e aplicadas em cidades do Brasil e do mundo.

A pandemia por Covid-19 e todas as medidas de isolamento, fizeram processos tecnológico ganharem força e velocidade.

A Prefeitura de Santo André/SP, disponibilizou diversos serviços online para os moradores entre eles agendamentos virtuais de atendimento em serviços públicos, solicitação de serviços de manutenção por aplicativo, alvarás para obras 100% online (solicitação e emissão), disponibilizou para os funcionários públicos um sistema digital por APP para em que pudessem fazer seu registro de horas trabalhas e VPN para acessar sistemas de gestão dos departamentos.

Edifícios que já são construídos com soluções “inteligentes” ou aqueles adaptados com estas tecnologias, disponibilizam para os seus gestores um controle total de gastos de recursos e trazem novidades como controle de troca de ar em ambientes fechados, assim como identificação de pessoas que circularam pelo edifício e que tiveram contato com algum visitante diagnosticado com Covid-19 – apresentou André Lino da Siemens

A TecTerra mostrou que é possível, através de dados enviados por satélite, controlar a mobilidade urbana, o uso e ocupação da terra (invasões e aglomerações) e prevenção de desastres em sistemas subterrâneos de energia elétrica, por exemplo. Todo este controle automatizado evitando o deslocamento de funcionários e ganhando rapidez entre informação e tomadas de medidas necessárias.

“A tecnologia é um meio para transformar a qualidade de vida das pessoas” – Pedro Seno, Secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Santo André.

Este foi o painel “O papel das Tecnologias Inteligentes na Vida do Cidadão e das Cidades em Época de COVID-19

SMART CITIES: 20/OUTUBRO – 09H

Moderador:  Marcelo Nunes da Silva

Palestrantes:

  • Christian Vitorino – TecTerra
  • André Lino – Siemens
  • Pedro Seno – Prefeitura de Santo André

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email