Palestrantes

22 de Outubro
Eixo Temático –

Felicio Ramuth
Felício Ramuth
Prefeito de São José dos Campos
Empresário, com MBA em Gestão Pública pela FGV e graduado em Administração. Atualmente, é vice-presidente de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitos.
Empreendedor e dinâmico, na administração pública, foi Secretário de Transportes, Presidente da Urbanizadora Municipal S/A – URBAM (empresa de economia mista) e Secretário de Comunicação.
À frente da Prefeitura, Felicio definiu os seguintes eixos de governo: inovar, simplificar, compartilhar recursos e gestão aberta e transparente.
bio_guilherme_domiguez
Guilherme Domiguez
Diretor Brazil Labs
Advogado e professor. Co-fundador e Diretor do Brazil LAB. Fundador e Diretor-Executivo do ILDD – Instituto de Estudos em Liderança, Direito e Desenvolvimento. Professor de Direito Administrativo e de Direito Digital na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Especialista e Mestre em Direito Administrativo pela PUC/SP. Sócio fundador de Dominguez Advogados.
Décio Segreto
Décio Segreto
CEO - Panorama Sistemas
Empresário, especialista em negócios estratégicos, marketing, gestão de pessoas e projetos!
Atuando como CEO na PANORAMA Sistemas Integrados desde 2004, com a missão de construir uma empresa sólida; forjou os mesmos valores pessoais na marca da empresa, valores que, aliados à extrema capacidade inovadora e empreendedora, além de comprometimento e foco na qualidade das soluções que entrega ao mercado, já atua em todas as regiões do Brasil e também no exterior!
Em 2017 lançamos um portfólio renovado e muito robusto, incluído soluções para Smart Cities e iniciamos a construção de uma rede estratégica de canais de negócios com algumas multinacionais!
mini_bio_Marcos_weiss
Marcos Weiss
CEO - MR/W Brasil Consultoria
Marcos Weiss é Doutor em Administração e profissional da área de TI com mais de 35 anos de experiência. Pesquisador, professor, palestrante e consultor com diversos trabalhos publicados em revistas e congressos. Propositor de método de avaliação e planejamento de TI para gestão das cidades com projeto apoiado pela FAPESP. Fundador da RACI-Rede Acadêmica para Cidades Inteligentes.
Renata Maré
Renata Maré
Coordenadora - Instituto Mauá de Tecnologia
Doutora em Engenharia Elétrica, modalidade Engenharia de Computação, pela Escola Politécnica da USP. Pós-graduação em Gestão Empresarial pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela EPUSP. Graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Mauá. Pesquisadora associada ao Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) USP Cidades, vinculado à EPUSP. Coordenadora do Curso de Especialização em Internet das Coisas (Internet of Things) no Instituto Mauá de Tecnologia. Docente convidada no Curso de Especialização Planejamento e Gestão de Cidades do Programa de Educação Continuada em Engenharia da EPUSP (PECE-EPUSP). Docente assistente no MBA Internet das Coisas do PECE-EPUSP. Docente no Master Degree IoT - Internet of Things na Sustentare Escola de Negócios. Orientadora nos Cursos MBA EaD do PECEGE-ESALQ-USP. É sócia da Abili Tecnologia da Informação Ltda. desde 1996, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas corporativos customizados baseados em Internet. Co-autora e pesquisadora principal no Projeto PIPE Fapesp intitulado Sistema Monitorar, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Principais linhas de pesquisa: Cidades Inteligentes (Smart Cities); Internet das Coisas (Internet of Things - IoT); Sistemas Inteligentes de Transporte (Intelligent Transport Systems - ITS); Sistema de Comunicação Wireless por Luz Visível (Visible Light Communication - VLC).
Carlos Frees
Carlos Frees
CEO - Smart Frees
Especialista em Projetos, Consultoria, Gestão, Administração e Formação da Estratégia nas de áreas de Cidades Inteligentes, Redes Inteligentes, IoT e TIC.
Foi líder de projeto na ABDI para as temáticas de TIC, Redes e Cidades inteligentes de 2009 a 2019. Foi Gerente de Projetos de Sistemas na ANEEL.
Criou os projetos:
-AMBIENTE DE DEMONSTRAÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA CIDADES INTELIGENTES.
-LIVING LABS DE CIDADES INTELIGENTES.
-LABORATÓRIOS DE FABRICAÇÃO DIGITAL E INTERNET DAS COISAS.
Realizou “MAPEAMENTO DA CADEIA FORNECEDORA DE REDES ELÉTRICAS INTELIGENTES NO BRASIL”.
Foi orientador da “Frente parlamentar Mista de apoio ao Desenvolvimento de Cidades Inteligentes”.
Foi membro da “Câmara de IoT” do MCTIC.
Atua como docente nas áreas de Inovação, TIC e Cidades Inteligentes em cursos de Graduação e Pós-Graduação.
mini_bio_Daniel_ Annenberg
Daniel Annenberg
Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia
Daniel Annenberg, formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), comandou a reestruturação do Detran-SP, maior órgão de trânsito da América Latina, entre 2011 e 2016. É um dos idealizadores do programa Poupatempo, reconhecido pelo padrão de qualidade no atendimento ao cidadão, projeto do qual foi superintendente por dez anos, entre 1996 e 2006. Foi sócio-fundador da Res Pública, consultoria em serviços públicos na qual atuou por cinco anos (2006 – 2011). Trabalhou ainda na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e na Secretaria de Administração Federal, entre outros órgãos municipais como a Secretaria Especial da Reforma Administrativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, onde contribuiu na elaboração do Guia de Serviços Públicos e na criação do projeto das subprefeituras.
Aguilar Junior
Aguilar Júnior
Prefeito de Caraguatatuba
José Pereira de Aguilar Júnior e o atual prefeito de Caraguatatuba.
Biomédico, advogado e empresário. Esteve à frente do Gabinete do prefeito na gestão 2005-2008. Trabalhou em diversos laboratórios da região e atuou como advogado e empresário em Caraguatatuba.
Frederico Guidoni Scaranello
Frederico Scaranello
Prefeito de Campos do Jordão
Formado em Direito, atuou como advogado em causas públicas e privadas, tornando-se especialista em Direito Público. Atuou em diversos cargos na Prefeitura de São Paulo, dentre eles o de chefe de Gabinete da Secretaria de Participação e Parceria e Diretor de Inclusão Digital da Cidade de São Paulo.
Foi eleito Presidente do Comitê de Bacias da Serra da Mantiqueira e reeleito em 2016. É o único prefeito a ser reconduzido ao cargo, desde a criação do Comitê. A reeleição na presidência se deve ao volume de recursos liberados para o Meio Ambiente, durante a sua gestão.
Atual Presidente da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, também ocupa o cargo de vice-presidente da FNP, representando as Estâncias Turísticas. É ainda membro da Diretoria da Associação Paulista de Municípios Estâncias (Aprecesp) e vice-presidente do Conselho Diretor da APM.
Regiane Relva Romano
Regiane Relva
Chefe de Pesquisa e Coordenadora Geral do Smart Campus da FACENS
CEO / CIO da VIP-Systems & Informática & Consultoria. Pesquisador no ramo de tecnologias emergentes. Membro do Comitê Europeu de RFID / Internet das Coisas e vice-presidente do ISCBA - Smart City Business America Institute. Desenvolveu a primeira loja inteligente na América Latina e é amplamente reconhecida como especialista em temas relacionados a cidades inteligentes e sustentáveis, IoT, varejo e novas tecnologias aplicadas aos negócios. Ph.D. em Administração de Empresas, com ênfase em Gestão de Tecnologia da Informação, pela FGV.

23 de Outubro
Eixo Temático –

mini_bio_Alessandro_nunes_campos
Alessandro Campos
Servidor do MCTIC
Alessandro Augusto Nunes Campos é Engenheiro da Computação e Engenheiro Civil e até recentemente trabalhou em pesquisas nas áreas aeroespacial, Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC´s) e em ensino de Engenharia em universidades de renome no país, onde acumulou cargos em conselhos e outras funções de gestão no serviço público. Mestre em engenharia elétrica, servidor do Ministério de Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, tem contribuído como propositor e desenvolvedor das principais políticas públicas para o setor de TIC´s no país como a Lei de Informática; o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores - PADIS e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de TV Digital - PATVD. Também trabalhou como empreendedor a frente de empresas de engenharia na década de 90 implementando gestão com foco em inovação e introdução de novas tecnologias na indústria da construção civil, incluindo novos processos e metodologias além soluções avançadas em projetos de um modo geral. Atualmente ocupa o cargo de Coordenador de Fomento a Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI, onde apoia ações para atração de investimentos em empreendimentos de alta tecnologia que queiram se instalar na região do Sul de Minas e projetos inovadores em Start-ups nas áreas de hardware/software e P&D na UNIFEI
mini_bio_Roslida_Prates
Rosilda Prates
CEO e RIG - Hexa Brasil Consultoria Empresarial
Economista com Especialização em Comércio Exterior – PUC/Brasília, MBA em Economia e Gestão das Relações Governamentais – FGV. Sócia-fundadora e Diretora Executiva da Hexa Brasil Consultoria em Relações Institucionais e Governamentais, Diretora Executiva da P&D Brasil – Associação de Empresas de Desenvolvimento Tecnológico Nacional e Inovação. Conselheira do Conselho Consultivo para a Transformação Digital do Sistema Nacional para a Transformação Digital - SinDigital / Presidência da República. Conselheira Suplente – Conselho Nacional de Combate a Pirataria – MJ. Membro da Câmara IOT – MCTIC; Titular pela P&D Brasil da Câmara Indústria 4.0 e Mesa Executiva do Ministério da Economia. Conselheira Suplente no Conselho Industrial e Desenvolvimento Tecnológico – COPIN / CNI. Conselheira no Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Distrito Federal.
Anderson Borille
Anderson Borille
Professor - ITA
Possui graduação (2003) e Mestrado (2005) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Entre 2005 e 2009 atuou como pesquisador no Centro de Competência em Manufatura, CCM, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), concluindo doutorado em 2009, sendo que entre abril de 2007 e março de 2009 foi bolsista CNPq/CAPES/DAAD de doutorado sanduíche na Alemanha. Neste período, atuou como pesquisador assistente no Fraunhofer Institut für Fabrikbetrieb und -automatizierung - IFF e no Fraunhofer Institut für Produktionstechnologie - IPT. Desde 2010 é professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Tem atuado no desenvolvimento de projetos de pesquisas com indústrias de diversos setores, como aeronáutico e automotivo, com ênfase em processos de fabricação, especialmente usinagem e processos de manufatura aditiva (RP & RM). Tem atuado em iniciativas de inovação, para fomento e apoio ao empreendedorismo.
É coordenador do Centro de Competência em Manufatura (CCM), e diretor de operações do Fraunhofer Project Center no ITA ([email protected]).
Especializações: Manufacturing processes, Additive Manufacturing, Advanced Manufacturing and Industry 4.0, innovation and entrepreneurship.
mini_bio_andré_agrirede
André Alves
Owner Casa do Café
Engenheiro Agrônomo pela ESALQ, formado em 2004
Mestre em fitotecnia pela ESALQ, concluido em 2007
Consultor de nutrição de plantas pela empresa RR Agroflorestal de 2005 até 2007.
Proprietário da Casa do Café, distribuição de insumos na Região de Franca, atuando principalmente com a cultura do Café de 2007 até hoje.
Fundador da Agrirede
mini_bio_Bernado_Arnaud
Bernardo Arnaud
CEO - StarkSat | NovaTero BioAg
Bernardo Arnaud já palestrou em países como o Brasil, Áustria, Emirados Árabes Unidos, Índia e Ruanda, entre outros, sobre temas como agtech, inteligência artificial, telecom, sistemas, fintech e startups. É fundador da Novatero BioAg - importadora do fungo micorrízico arbuscular Rootella BR e da StarkSat Monitoramento, startup que está democratizando o acesso a imagens de satélite e suas análises, também escreve para o maior portal de Startups da Europa, o EU-startups.com. Arnaud é também diretor da Inocular Biotecnologia, que fabrica insumos biológicos para lavouras e da Meteora, startup que desenvolveu um tratamento de semente sem susbtâncias químicas, revolucionando segmento e entregando ao produtor sementes mais saudáveis. Possui background em química, marketing, mineração e eletrônica, tendo se dedicado ao desenvolvimento de soluções para aumento de produtividade na lavoura, além de rastreamento seguro de alimentos da fazenda ao prato.
mini_bio_David_Custódio
Davi Custódio
Analista de Sistemas - EMBRAPA
Possui graduação em Tecnologia e Processamento de Dados - Uniesp - Faculdades Renascença (1997). Possui Especialização em Análise de Sistemas e Métodos pela Faculdade Visconde de Cairú (1999). Atua como Analista de Sistemas na Embrapa Territorial desde 2005. Atuou por vários anos como docente do ensino superior no curso de Sistemas de Informação na Universidade Adventista de São Paulo. Também já desempenhou funções de Gerência de TI, Arquiteto, Designer e Desenvolvedor de Software. Atualmente trabalha no desenvolvimento de ferramentas e sistemas de geotecnologia aplicadas a agricultura e pecuária em projetos da Embrapa. Atua profissionalmente na área de Tecnologia de Informação desde 1991.
mini_bio_Fausto_zanin
Fausto Zanin
Fundador - Founder Institute
Graduado em Agronomia na UFMS e MBA em Estratégia de Mercado pela FGV, atua há quinze anos no agronegócio, iniciou no mercado de commodities e biodiesel e acumulou experiência no mercado de agroquímicos no setor sucroenergético e grãos. Antes de abrir empresa de consultoria de acesso ao mercado, foi gerente de marketing operacional na Bayer, e atualmente é responsável pelo comercial e marketing da SkyAgri, uma empresa do grupo SkyDrones.
Juliana Geseira
Juliana Geseira
Coordenadora Agronômica – Sindicato Rural de Mogi das Cruzes
Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP-Jaboticabal. Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho -Rural pela Universidade Mogi das Cruzes. Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Goiás - Ipameri.
Atualmente trabalha no Sindicato Rural de Mogi das Cruzes - São Paulo, dando assessoria técnica para os produtores de frutas, cogumelos, hortaliças e flores.
Com ênfase em rastreabilidade vegetal, outorga de água, Cadastro Ambiental Rural, Projeto de Recuperação Ambiental e Perícia ambiental.
Representações junto aos órgãos do setor: IBRAHORT (Instituto Brasileiro de Horticultura), CSHCA (Câmara Setorial de Hortaliças Cebola e Alho - SAA -SP), CSCPHF (Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Hortaliças e Flores - MAPA) e CBH-AT (Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - SP)
mini_bio_guilherme_Martineli
Guilherme Martineli
Fundador CROPMAN
Guilherme Martineli Sanches possui Graduação (2012) e Mestrado (2014) em Engenharia Agrícola pela Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI), Doutorado em Bioenergia (2018) e Extensão Universitária (2015) em Análise de Dados pela Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Com especializações internacionais em sua carreira, já passou por países como Canada, Portugal, Estados Unidos e Holanda. Atualmente é aluno de pós-doutorado na ESALQ/USP e foi um dos fundadores da CROPMAN - Inovação Agrícola. Sua área de atuação está relacionada principalmente com Agricultura de Precisão em cana-de-açúcar, sendo especialista em análises estatísticas e geoestatísticas, modelagem e análise de dados espaciais e utilização de sensores de solo e planta para manejo localizado de insumos agrícolas.

24 de Outubro
Eixo Temático –

mini_bio_Marcelo _Coutinho
Marcelo Countinho
Coordenador do Mestrado Profissional em Administração da EAESP/FGV
Marcelo Coutinho também é colunista de Tecnologia e Estratégia no Meio&Mensagem, principal veículo de comunicação do mercado publicitário brasileiro. Foi diretor global de Inteligência de Mercado do Terra/Telefonica, diretor Executivo, diretor de Novos Negócios e diretor de Serviços de Análise em empresas do Grupo IBOPE, diretor de Pesquisa do Zoom Media Group (EUA), pesquisador-visitante no Grupo Internacional de Tecnologia da Universidade Harvard, gerente de Marketing e editor-assistente de Economia Internacional na Agência Estado. Palestrante em dezenas de eventos nacionais e internacionais, incluindo o Festival de Publicidade de Cannes, é autor de diversas publicações, incluindo os capítulos sobre o Brasil na 1ª e 2ª edição do Global Information Technology Report, publicado pelo World Economic Forum, além de entrevistas com o Dalai Lama do Tibet e Noam Chomsky, entre outros. É conselheiro da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa de Mercado e integrante do Comitê Técnico de Mídia do CENP (entidade que regulamenta a publicidade no Brasil). Possui graduação pela EAESP-FGV (Administração) e pela USP (Publicidade), mestrado e doutorado (Sociologia) pela USP.
João Cristofolini1
João Cristofolini
CEO e fundador - Pegaki,
Pegaki é a maior rede de pontos de retirada do país, fundador do ResumoCast e autor de 6 livros de negócios, entre eles O que a escola não nos ensina.
Sergio Gonçalves
Sergio Ricardo Mendes Gonçalves
Sócio Executivo - Explorer Comercial Exportadora e Consultoria
Atividades Atuais: Professor de cursos de pós graduação, consultor empresarial e trader internacional, empresário do ramo de inteligência financeira (nacional e internacional), sócio executivo (trader) da Explorer Comercial Exportadora e Consultoria, Consultor financeiro para executivos/empreendedores Solution Planner, Facilitador do Programa Empretec desde 2005.
Formação Acadêmica:
• MBA em operações internacionais pela FIPE/FEA – USP
• Pós graduação em Marketing Internacional pela FIA/FEA – USP
• Empretec turma de 1998
• Master Avatar (Avatar Course – EUA) desde 2012
Também realiza atividades complementares (3º setor) como Diretor fundador – Tesoureiro da AEGABC – Assoc. de Empreendedores Empretecos do Grande ABC; Voluntário contribuinte na FFHI – Federação Fraternidade Humanitária Internacional; Diretor do Espaço Havona de terapias integrativas
mini_bio_carlos_rust
Carlos Rust
Presidente - RustCon
Executivo e empreendedor com experiência de mais de 10 anos em Projetos de Segurança e Defesa Cibernética para grandes Empresas e para Defesa Militar.
Foi sócio da Accenture e corresponsável pelo desenvolvimento da indústria de Telecomunicações no Brasil. Liderou os principais projetos de startup de empresas de comunicações móveis e fixa, no período pós privatização do setor. Tem experiência Internacional em projetos de Digitalização e modernização de empresas de Telecomunicações
Criou a Rustcon, Empresa Estratégica de Defesa EED, atualmente reconhecida internacionalmente que desenvolveu um dos primeiros Cyber Ranges do mundo – SIMOC.
Foi condecorado, em 2016 com a Medalha do Pacificador, por serviços prestados à Pátria, no âmbito da Defesa Cibernética.
Formado em Engenharia Eletrônica pela UFRJ em 1982, MBA PUC/IAG
Experiência:
Startup da Claro, GVT, Brasil Telecom, Nextel e Oi.
Projetos de transformação na Embratel, Telefonica, Intelig, Vivo, TIM Brasil e TIM Italia.
Implantação de Sistemas críticos de alta tecnologia para as Forças Armadas Brasileiras (COMBATER, SISFRON, SIMOC, SGL, SIMAF
Rodrigo Amaral
Rodrigo Amaral
Sócio - Amaral & Monteiro Advogados Associados
• MBA em Direito Corporativo e Compliance e em Direito Tributário pela Escola Paulista de Direito (EPD);
• Pós-Graduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET;
• Pós-Graduado em Direito Tributário Empresarial pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP;
• MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV);
• Membro da Associação Brasileira de Jurimetria – ABJome da empresa:

Onde estamos

Parque Tecnológico São José dos Campos
Estrada Dr. Altino Bondensan, 500 - Eugênio de Melo, São José dos Campos - SP

Contate-nos

Fale conosco