Uso de veículos autônomos para otimização da última milha do varejo online

Uso de veículos autônomos para otimização da última milha do varejo online

Tecnologias autônomas estão transformando a experiência dos consumidores

O processo de compra, dentro dos sites e aplicativos, tem se tornado cada vez mais simples, sendo um dos fatores influenciadores para o crescimento das vendas online. De acordo com o Relatório Webshoppers, principal relatório sobre e-commerce do país, em 2019 foram registradas 148 milhões de compras online no Brasil, um aumento de 20% em comparação com o ano anterior.

Se por um lado as pessoas têm comprado mais, por outro estão se tornando consumidores online maduros, elevando suas expectativas com relação à experiência de compra, incluindo especialmente a entrega dos produtos.

O processo logístico que envolve o transporte de produtos do centro de distribuição até o destinatário, é chamado de last mile ou última milha, um grande desafio aos varejistas, que podem sofrer reflexos dos problemas de infraestrutura, logística e escoamento das grandes cidades.

Ainda de acordo com o Relatório Webshoppers, no ano passado, 17% das compras online não chegaram no prazo estipulado no estado de São Paulo, o que gera frustração e consequentemente diminui as chances de uma nova transação, impactando diretamente na receita da empresa em longo prazo.

A última milha é uma oportunidade para as companhias se reinventarem com o uso de tecnologias autônomas, oferecendo preços competitivos, reduzindo custos e melhorando a performance logística.

Diversas empresas estão testando maneiras de realizar entregas autônomas. A Allied Market Research, empresa de consultoria e pesquisa, estima que o mercado de entrega autônoma de última milha atingirá US$ 75 bilhões até 2030.

No Brasil, o iFood está testando, em um shopping de São Paulo, a entrega autônoma de produtos por meio da ADA, um robô elétrico autônomo. Inicialmente estão utilizando a solução para levar os produtos da praça de alimentação aos entregadores humanos. Posteriormente será testada a última etapa da entrega, que compreende em receber o pedido pelo entregador e deslocá-lo até o consumidor dentro de grandes condomínios residenciais.

A Yandex, empresa de tecnologia Russa, começou a testar um robô de entregas autônomas para pequenas cargas. O Yandex.Rover é equipado com seis rodas e pode navegar a partir de rotas pré-definidas pelas calçadas, na velocidade de um pedestre.

Já a Pony.ai, empresa de mobilidade, fechou parceria com o e-commerce Yamibuy para realizar as entregas por meio de um veículo autônomo pela cidade californiana de Irvine.

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